Páginas


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pregação Hab 2, 1-4


No domingo 18/09, o Vinícius, coordenador do grupo de oração Frutos da Luz pôde engrandecer mais ainda ao Senhor com sua pregação. O capítulo 2, versículos de 1 a 4 do livro de Habacuc fez-nos, logo no início, refletir sobre a preparação do nosso coração para receber as sementes do Senhor. De onde viemos? O que fizemos durante a nossa semana? O Vinícius nos colocou que ser cristão é uma mudança, uma tomada de consciência diária, pois não podemos ser católicos de finais de semana. Por isso precisamos ser justos 24 horas por dia. Não se pode ter uma vida iníqua em determinados dias e ser santo apenas nos "dias do Senhor", ou nos nossos grupos de oração. A nossa fé e a nossa oração precisam de profundidade, para que não fiquemos conformados com a vida de hoje em dia.

Na leitura, o profeta Habacuc coloca-nos diante de dois questionamentos: Estamos indagando o Senhor sobre Suas ações nas nossas vidas ou estamos perguntando o que Ele quer de nós? E já podemos encontrar a resposta do profeta na própria passagem, que deixa claro que Habacuc se coloca diante de Deus para saber o que Ele quer. O segundo questionamento é: Como nos portamos para ouvir as respostas do Senhor? E o profeta vai nos dizer que é importante subir numa muralha e retirar-se para ouvir o que Deus quer nos dizer. Mas em qual muralha estamos subindo? A muralha da internet, das bebidas, dos jogos? Com o que temos gastado nosso tempo de silênciar? Quando não somos capazes de perceber com clareza aquilo que o Pai que nos dizer é porque não soubemos silenciar e sair dos lugares que não nos permitem o silêncio. Entretanto, é imprescindível perceber também quando o Senhor quer nos falar através do irmão, da bíblia. Prestar atenção naquilo que Deus quer nos falar por meio daqueles que julgamos "miseráveis".

A resposta de Deus vem no tempo de Deus. Aguardar o Senhor é ter confiança, obediência e esperança. A resposta do Senhor para nossas indagações vem quando menos esperamos e quanto mais vivemos na retidão. A Sagrada Escritura nos fala: "Vai acabar aquele que não é reto. O justo viverá por sua fidelidade, porque Deus é justo".

Que o Espírito Santo de Deus conduza nossas vidas à retidão do Senhor.
Deus continue a abençoar o Vinícius. Nosso muito obrigado pela belíssima pregação!

A paz de Jesus e a proteção de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário